Mercado Halal no Brasil

 

O mercado Halal tem um enorme potencial, tendo em vista que engloba quase 2 bilhões de pessoas e deve movimentar até 2024 cerca de US$5,74 trilhões, segundo State of the Global Islamic Economy.

Não é de hoje que este mercado se torna cada vez mais atrativo às empresas brasileiras, mas ainda há muito espaço para o crescimento da presença de produtos brasileiros no mundo. Em 2021, houve expressivo crescimento das empresas certificadas halal, aumento de 53% quando comparado a 2020, sendo que entre as empresas de processamento de proteína animal o crescimento nas certificações foi de 75%, quando comparado ao ano anterior.

Dados da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) apontam que os números totais da exportação de carne bovina brasileira em 2021 foram de US$ 9,2 bilhões e 1.846.263 toneladas. Ainda em 2021, as exportações brasileiras para os países de maioria muçulmana somaram 344,1 mil toneladas e, em faturamento, as vendas foram de US$ 1,4 bilhão. Esse mercado respondeu por 19% do volume exportado pelo Brasil em 2021 e 16% da receita total.

Dentre os estados que mais exportaram carne brasileira em 2021, estão São Paulo, que respondeu por 21,51% das exportações; Mato Grosso, com 19,82%; Goiás, 14,47%, Mato Grosso do Sul, com 10,32%; e Minas Gerais, com 9,63%.

No Brasil, existem entre 800 mil e 1,5 milhão de muçulmanos, segundo a Federação das Associações Muçulmanas no Brasil. O Brasil também conta com mais de 100 mesquitas e salas de orações.

Segundo uma pesquisa do Centro Halal da América Latina, a maioria dos muçulmanos praticantes no Brasil preferem o consumo de produtos Halal e frequentar estabelecimentos Halal, porém, todos reclamam da falta de opções de restaurantes Halal e produtos Halal nas prateleiras dos mercados Brasileiros.